No dia 5 de novembro, as barragens de Fundão e Santarém da Samarco — cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP — tiveram rompimentos que as levaram a despejar 62 milhões de metros cúbicos de resíduos de minério na região, impossibilitando também o uso da água pelos moradores.
O distrito de Bento Rodrigues ficou destruído, deixando centenas de pessoas desabrigadas. A lama tóxica também alcançou outros distritos da região, como Ponte do Gama, Águas Claras, Paracatu, Pedras e a cidade de Barra Longa. Os resíduos despejados no Rio Doce afetaram dezenas de cidades da Região Leste de Minas Gerais e também no Estado do Espírito Santo.A tragédia trouxe uma grande comoção aos membros e líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular. Em entrevista ao Guiame, a pastora Márcia Perozini, que está à frente da igreja de Ipatinga, localizada na região do Vale do Rio Doce (MG), afirmou que há uma intensa mobilização social para auxiliar as pessoas afetadas pelo rompimento da barragem.
A igreja entrou em contato com a Defesa Civil, que os informou quais eram as reais necessidades das vítimas. "Dentro de Mariana, nos informaram que estavam precisando de materiais de limpeza e roupas íntimas. Então nós fizemos uma mobilização específica. Alguns pastores nossos saíram daqui e foram até Mariana para realmente identificar as reais necessidades", relata.
"Em Governador Valadares, foi da mesma maneira. A necessidade era água. Nós começamos a fazer toda a campanha solicitando que cada membro pudesse também estar participando e levando os galões de água nos pontos de coleta da igreja, que faz o transporte até os locais", acrescenta a pastora.
Governador Valadares ainda tem necessidade de água potável. (Foto: Reprodução/ Fato Online)
"A palavra de Deus nos diz que a fé sem obras é morta", ressalta a pastora. "É assim que a gente põe a nossa fé de forma atuante, não só de palavras, mas com atitudes."
Doações suficientes
Neste domingo (15), a prefeitura de Mariana (MG) suspendeu o recebimento de doações às vítimas do rompimento das barragens na região. A administração municipal informou que o objetivo da decisão era verificar a quantidade de itens doados e se certificar de que estas atendem às necessidades das vítimas do desastre.
No entanto, Márcia afirma que em Governador Valadares a igreja ainda continua com uma ação intensiva, pois ali ainda existe necessidade de água potável. "A informação que tivemos é que a água para as casas já começaram a ser bombeadas, mas a tubulação está cheia de lama e a água ainda não é própria para o consumo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Famosos e tv agradece o carinho, fique ligado em nosso site- somos grato a você leitor.